COMUNICAÇÃO OBRIGATÓRIA. Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro

COMUNICAÇÃO OBRIGATÓRIA. Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro

No dia 1º de novembro começa a Campanha de Atualização do Estoque de Rebanhos em que produtores rurais de bovinos, bubalinos, suínos e aves comerciais são obrigados a informar ao Governo do Estado, através do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado, o quantitativo do rebanho e dados da propriedade.

Aquele que não informar está sujeito à multa de seis mil 800 reais e fica impedido de emitir a GTA, Guia de Trânsito Animal, a partir do dia sete de novembro, exceto se o animal for para abate. 

Criadores de ovinos, caprinos, equinos, muares, aves, como peru, pato, marreco, galinha e codorna, peixes, e abelhas também precisam declarar.

A comunicação da quantidade de animais de cada espécie pode ser feita presencialmente nas unidades locais do Indea, Posto Avançado ou pela internet, por meio do acesso ao Módulo do Produtor.  

E o produtor que ainda não tiver acesso ao módulo, deve requerer o cadastro em alguma unidade do Indea, e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado.

Realizada duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro, a campanha de atualização de estoque de rebanho substituiu a campanha de vacinação contra a febre aftosa e serve para nortear o Governo do Estado no planejamento e execução da defesa sanitária animal garantindo a manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense e a competitividade para o setor nos mercados internacionais. 

Para mais informações sobre a campanha, acesse o site do Indea.