Vídeos de acidente fatal que circulam na região do Araguaia são, na verdade, de tragédia registrada em Rondônia
Nos últimos dias, vídeos impactantes de um grave acidente de trânsito envolvendo uma família inteira têm circulado amplamente em grupos de WhatsApp e redes sociais em diversas cidades do Vale do Araguaia, como Canarana, Ribeirão Cascalheira e Confresa, gerando comoção e alarme na população local.
Em algumas publicações, foi afirmado que o acidente teria ocorrido em Ribeirão Cascalheira, enquanto outras versões apontavam Confresa como local da tragédia. No entanto, ambas as informações estão incorretas.
Acidente ocorreu em Rondônia
A tragédia aconteceu na manhã do sábado, 2 de agosto, na BR-364, próximo à Linha 634, no trecho que dá acesso ao município de Ouro Preto do Oeste, em Jaru (RO). O acidente envolveu um Fiat Strada e uma carreta, resultando na morte de quatro pessoas, entre elas duas crianças e um bebê. Uma quinta passageira foi socorrida em estado grave.
PRF de Barra do Garças desmente boatos
Para esclarecer a situação, nossa reportagem entrou em contato com o chefe da Polícia Rodoviária Federal de Barra do Garças, Cristiano, que afirmou desconhecer qualquer ocorrência semelhante na extensão da BR-158, que cruza toda a região do Araguaia.
“Não houve nenhum acidente dessa proporção registrado na BR-158. As imagens que circulam não correspondem a nenhuma ocorrência atendida pela PRF aqui na região”, esclareceu Cristiano.
Alerta sobre a disseminação de desinformação
A confusão foi alimentada pela falta de verificação antes do compartilhamento dos vídeos, muitos deles sensíveis e com imagens de vítimas. Essa prática, além de desrespeitosa com as famílias envolvidas, pode gerar pânico desnecessário e transtornos a moradores locais, especialmente quando nomes e locais são citados erroneamente.
“É fundamental checar as fontes e não espalhar vídeos de tragédias sem confirmação. Isso pode ferir emocionalmente pessoas próximas e causar desinformação em massa”, alertam comunicadores da região.

Kiko Pinheiro


