Homem com mais de 30 passagens criminais morre em confronto com o Batalhão Rural em Inhumas (GO)
Durante patrulhamento de rotina na zona rural do município de Inhumas (GO), equipes do Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRURAL) localizaram e identificaram Alcione Vieira Brito, considerado um dos criminosos mais perigosos da região Centro-Oeste, com mais de 30 registros criminais nos estados de Goiás e Mato Grosso.
Ao perceber a presença policial, Alcione reagiu à tentativa de abordagem e iniciou confronto armado com as equipes. Os policiais responderam à agressão, e o suspeito acabou morrendo no local. Nenhum agente ficou ferido durante a ação.
Apontado como um dos maiores ladrões de gado da região, Alcione possuía extenso histórico de envolvimento em crimes patrimoniais e violentos, atuando principalmente em áreas rurais.
O suspeito acumulava passagens por roubo, receptação, tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, ameaça, desobediência, associação criminosa, furto, direção perigosa, estupro de vulnerável (reincidente) e outras ocorrências diversas, incluindo atuação como batedor em atividades criminosas.
Alcione era procurado pela Polícia Civil de Mato Grosso por envolvimento em uma ação recente de receptação de gado furtado. A operação conjunta entre a Polícia Civil de Mato Grosso, a Polícia Militar do Estado (PMMT) e o Batalhão Rural da PM de Goiás resultou na prisão de um caminhoneiro e na recuperação de 74 bovinos e dois equinos furtados de uma fazenda em Canarana (MT).
O delegado Dr. Diogo Jobani, que acompanhou a investigação, explicou que o caminhoneiro foi preso em Goiás, e, a partir dessa prisão, as equipes localizaram a fazenda onde os animais estavam, no município de Bom Jesus do Araguaia (MT).
Na propriedade foram encontrados radiocomunicadores, munições calibre .22, notas fiscais e um veículo usado como batedor da carreta que transportava o gado furtado. O dono da fazenda — apontado como Alcione Vieira Brito — conseguiu fugir em uma motocicleta antes da chegada dos policiais.
Com a morte do suspeito, as forças de segurança consideram encerrada uma série de investigações que envolviam o nome de Alcione em furtos e receptações de gado na divisa entre Mato Grosso e Goiás.

Kiko Pinheiro


