Tiros em escola no Ceará: cinco alunos são baleados; dois morreram
Dois alunos morreram e três ficaram feridos após serem baleados na Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, interior do Ceará, na manhã desta quinta-feira (25). O crime ocorreu no intervalo das aulas, quando dois indivíduos dispararam contra os estudantes pela grade da escola.
As vítimas fatais tinham 16 e 17 anos e foram atingidas no estacionamento do colégio. Os três feridos foram socorridos e encaminhados para a Santa Casa da cidade. Ainda não há informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.
De acordo com as autoridades, a motivação do ataque está relacionada a disputas ligadas ao tráfico de drogas, e não a um atentado semelhante aos ocorridos em Realengo (2011), Suzano (2019) e Blumenau (2024). Dentro da escola, foram encontrados entorpecentes e uma balança de precisão com um dos estudantes mortos.
O governo estadual informou que reforçou o efetivo policial em toda a região para capturar os responsáveis. A cúpula da Segurança Pública também foi enviada ao município para acompanhar de perto as investigações e medidas emergenciais.
A Escola Luiz Felipe, localizada no bairro Campos Velhos, tem 1.150 alunos matriculados no ensino médio. Seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é de 4,6, dentro da média estadual. O Ceará possui atualmente o terceiro melhor Ideb do País.
O governador Elmano Freitas (PT), que estava em viagem aos Estados Unidos para a Assembleia Geral da ONU ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou em suas redes sociais:
“Além de reforço policial em toda a região para capturar os criminosos, determinei a ida da cúpula da Segurança Pública ao município para a adoção de todas as medidas que forem necessárias.”
Também na comitiva estava o ministro da Educação, Camilo Santana, natural do Ceará, que informou estar retornando ao Brasil após o ocorrido.
Sobral e os índices de violência
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Sobral é a 12ª cidade mais violenta do Brasil, com taxa de 59,9 homicídios por 100 mil habitantes. Outros quatro municípios cearenses também aparecem entre os 20 mais violentos do País.
Apesar dos altos índices de violência, Sobral é referência nacional e internacional em educação, com resultados expressivos, especialmente na alfabetização. No ensino fundamental, o município alcançou Ideb de 9,6, um dos mais altos do Brasil.

Kiko Pinheiro


